Poesia também é arma - Entrevista Affonso Romano de Sant´Anna




Ele viu nascer o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, aquele em Ferreira Gullar e outros vanguardistas lançaram o neoconcretismo. Acabou se juntando a eles no jornal, onde passou pelo Copydesk, pelo departamento de Pesquisa – celeiro de intelectuais naquela época - e também pelo Caderno B. No B, foi cronista de grande sucesso e, em 1984, assumiu o espaço antes ocupado por Carlos Drummond de Andrade. Nesta entrevista, que me concedeu em sua cobertura em Ipanema, espaço onde trabalha reorganizando sua obra de mais de 60 livros publicados, Affonso conta um pouco de sua trajetória e revela um episódio marcante: a publicação de um poema contra a ditadura. Em plena ditadura!
________________________
N.R. Para ver página em que foi publicado o poema " Que país é esse?" use o link: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_10&PagFis=1016

Comentários:


Carlos E. de Laet
Sou admirador do excelente trabalho da Belisa Ribeiro, de resgate e preservação da história do Jornal do Brasil. Trabalho muito útil, inclusive, para os que dão aulas nos cursos de Comunicação. E um deleite para todos nós que temos na Cultura um dos focos mais importantes da nossa vida. Muito bom, Belisa!
Lice Enderlein
Sou apaixonada por este poeta. Ouvi uma poesia sua lida pelo próprio...demais!!!

 

© 2023/2024 - Todos os direitos reservados para o autor, exceto quando informada a autoria de textos de terceiros.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
BelisaRibeiro.com.br